Plano de Negócios apresenta actualmente um inegável importância para o sucesso de qualquer empresa startup. Além de ser útil para as startups, o Plano de Negócios é também muito útil para empresa já implementadas no mercado definirem o seu Modelo de Negócio, aumentarem a sua eficiência a eventualmente para contribuir para a sua expansão, seja expansão dentro da mesma área de negócio ou para novas áreas de negócio.

O Plano de Negócios de um projecto tem como principais funções:

  • Apoiar o empreendedor a compreender todas as variáveis do negócio e também estudar, validar e testar todas estas variáveis (mercado, modelo de negócio, financiamento necessário (como financiamento médio longo prazo) – como é o caso das linhas PAECPE Invest+ e PME Crescimento – objectivos da empresa, projectos futuros, riscos do projecto, entre outros);
  • Servir de linha orientadora da actividade da empresa, devendo também o Plano de Negócios ser uma coluna vertebral da empresa ao longo do seu crescimento;
  • Ser o documento de apresentação da empresa ou projecto às entidades interessadas, desde entidades financiadoras, banca, business angels, sociedades de capital de risco, fornecedores, sócios, parceiros, entre outros.

Estudos recentes revelam ainda que as empresas que não têm um Plano de Negócios estruturado têm uma probabilidade 31% superior de fechar portas no primeiro ano de actividade. Este ponto vem mostrar a elevada importância do Plano de Negócios para as empresas, sendo algo onde os empreendedores não devem de poupar.

O Plano de Negócios não é garantia total do sucesso da empresa mas aumenta em muito a probabilidade da empresa vir a ter sucesso. A elaboração do Plano de Negócios pode vir a poupar um primeiro ano de actividade cheio de dores de cabeça e pode poupar também muitos dinheiro. O empreendedor deverá sempre questionar-se do quanto poderá deixar de ganhar caso não tenha preparado bem o seu negócio.

O Plano de Negócios vai contribuir para a correcta implementação do projecto, obtenção do financiamento, eficiência da produção e comercial, gestão financeira, melhor identificar o mercado, planear o marketing, estudar a concorrência e benchmarking, resumindo, planear de forma sustentada o projecto.

 


 A InteligenTheory é uma consultora especializada na concretização de Projectos de Investimento. Os Planos de Negócios por nós elaborados seguem as mais recentes metodologias e validam todas as vertentes do modelo de negócio. Algumas linhas de financiamento exigem certificação PME do IAPMEI além do Plano de Negócios. Consulte-nos